5.2.15

Outra meta

Produzir menos lixo. 

Eu me assusto com a quantidade de lixo que eu produzo sozinho em casa. Garrafas de vidro, lixo de banheiro, muito plástico, embalagens de alimentos. Quando é hora de reunir a minha sujeira, sempre me choco e não consigo não pensar no lixo dos outros - no que cada um produz, de como descarta e se é certo termos tanta preguiça para lidar com os nossos restos. 

No meu bairro não há coleta seletiva e mesmo que eu quisesse separar todo o material em sacolas diferentes, elas se misturariam no caminhão coletor. 

Li que rola de queimar o lixo do banheiro e enterrar o que for orgânico. Isso já diminuiria bastante o que eu despejo no Lixão da Estrutural - que fica apenas a 20km do centro da cidade e é o maior da América Latina - e já virou um problema crônico de Brasília. Pilhas, baterias, eletrônicos e lâmpadas eu entrego num supermercado da Asa Norte que recolhe e dá fim certo a estes dejetos. Já as garrafas de vidro eu tenho conseguido achar vida útil para elas: recipiente para água potável, vaso de flores e armazenamento de cereais e farinhas. 

Quero não só diminuir a minha contribuição para o Lixão da Estrutural, mas o objetivo real é produzir menos lixo. Será que eu consigo? 

Meu instagram

Instagram