26.2.15

Eu e o botox

A hora do botox chegou pra minha geração. Em definitivo. Muitos dos meus amigos já viraram adeptos: um pouquinho na testa, mais um pouquinho ao redor dos olhos, um leve preenchimento - "é apenas preventivo", eles insistem. 

Esses dias fui a uma clínica acompanhar minha mãe. Ela queria dar uma retoque ali e outro acolá. O médico, uma espécie de Dr. Hollywood anão, me olhou rapidamente e disparou:

- É hora de a gente começar em você também. 

Apenas sorri, mas sem mexer demais os músculos faciais para não denunciar as minhas já bem marcadas linhas de expressão.

- A pele é como uma folha de papel: se amassar demais depois ela nunca mais perde a marca, mesmo que a gente a passe a ferro! - o baixinho insistiu. 

Num almoço com amigos este final de semana, me surpreendi ao saber que todos os presentes já haviam se submetido ao tratamento. Gente da minha idade e ainda mais novos. Todos botocados. 

Um dizia que tinha encontrado uma médica ótima que cobrava por ponto, o que seria uma pechincha. 

- Pra fazer testa e olhos eu gastei só trezentos reais! Ela ainda faz o retoque uma semana depois. Dura uns seis meses.

Uma amiga estava feliz com o resultado do preenchimento no tal do bigode chinês mas já mostrava (não no olhar congelado) alguma preocupação por conta do efeito que, segundo ela, já estava no fim. Um outro usou nas axilas para parar de suar!

Tentei argumentar que não estou interessado em parecer mais jovem e que o movimentos dos  músculos do meu rosto são deveras importantes para mim e para a minha profissão. Informei que ao invés de agulhadas de proteína botulínica produzida por uma bactéria sou adepto de cosméticos caros, o que rendeu uma comoção geral: todos afirmaram que meus cremes caros não passavam de placebos e que todos os milhares de dinheiros investidos em potinhos lindos e assinados por grandes marcas foram em vão. 

Anyway, gosto de passar meus cremes, faço isso com alguma regularidade e me sinto seguro com um cosmético caro no rosto, sim. Se eles são uma fraude, saberei em breve. Porém, o que importa aqui é que depois deste encontro com os meus amigos (todos lindos, todos com a pele ótima) reafirmei um compromisso comigo mesmo: vou tentar prorrogar o máximo possível todo e qualquer tratamento estético que envolva aplicação de substâncias estranhas no meu rosto. Já usei laser, ácido, maquininha de choque, colágeno e outras coisinhas mais, porém nunca apliquei nada que congelasse uma parte do meu rosto. Na verdade, esteticamente não acho bonito. Não acho que as pessoas fiquem melhores quando cheias de botox na cara. Algumas, aliás, ficam bem bizarras.

Quero aparentar a idade que eu tenho. Adoraria estar realmente bem para a idade real. Tipo, eu tenho 34 anos e é bom que quando dizem que estou ótimo para a idade que tenho. Se isso se repetir aos 50, maravilha! Não chega a ser um objetivo, mas vou continuar passando meu cremes age-fight e tomando colágeno com semente de uva em cápsulas.

Não dá para retardar o envelhecimento por muito tempo. Acho mesmo que botox sim é placebo - a duração do efeito dura apenas alguns meses. A velhice já chegou e tudo bem também. Entre, seja bem-vinda. Vamos juntos daqui para o resto da minha vida.

Meu instagram

Instagram